terça-feira, 23 de junho de 2009

Em escolas, 80% gostariam de manter distanciamento de homossexuais

Parece combinado, mas justamente nesta semana, onde o tema da enquete aqui no meu blog era: "você já sofreu algum tipo de preconceito?", o jornal Estado de São Paulo publicou ontem (22/06/09) uma pesquisa inédita ligada a este tema, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, órgãos do Ministério da Educação (MEC), onde mostra que a escola é recheada de preconceitos, entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários.

O estudo, realizado em 501 escolas com 18.599 estudantes, conclui que 99,3% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80% gostariam de manter algum nível de distanciamento social de portadores de necessidades especiais, homossexuais, pobres e negros. Do total, 96,5% têm preconceito em relação a pessoas com deficiência e 94,2% na questão racial.

Sobre o bullying, a pesquisa apontou também que 10% dos alunos relataram ter conhecimento de situações em que alunos, professores ou funcionários foram humilhados, agredidos ou acusados injustamente apenas por fazer parte de algum grupo social discriminado. O fator homossexualidade aparece em terceiro lugar, com 17,4%, a maior parte é motivada pelo fato de o aluno ser negro (19%). Em segundo lugar aparecem os pobres, com 18,2%.

No caso dos professores, o bullying é mais associado ao fato de ser idoso (8,9%). Entre funcionários, o maior fator para ser vítima de algum tipo de violência - verbal ou física - é a pobreza (7,9%).

De acordo com o estudo, os alunos que sofrem agressões mais intensas têm desempenho menor na Prova Brasil. "É lamentável e preocupante verificar que isso ocorre, mas os dados servem como alerta para que a escola possa refletir e agir para modificar esse cenário". As pessoas não são preconceituosas por natureza. O preconceito é construído nas relações sociais. Isso pode ser modificado se agirmos desde a fase de formaçao de cada cidadão."

Pra mim esta pesquisa mostra que o preconceito não é isolado. A sociedade é preconceituosa, logo a escola também será. Esses preconceitos são tão amplos e profundos que quase caracterizam a nossa cultura.
O mais importante ao meu ver, é que os resultados deste estudo vão embasar projetos que possam combater preconceitos que a escola não consegue desconstruir.

3 comentários:

  1. É muito xato saber q dentro de uma escola exista esse tipo de coisa . Imaginar q uma pessoa possa sofrer preconceito dentro de um lugar onde eles deveriam aprender o contrário !



    Ca-Leo _*

    ResponderExcluir
  2. Pois é ca-leo.. e infelizmente a escola é um reflexo da sociedade em que vivemos... portanto, ou fazemos algo agora ou mais tarde vamos ter de engolir este pepino á seco!!!foda demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem eu conheço vários gays que possuem preconceitos contra negros e pobres.
    Como podemos explicar isto?

    ResponderExcluir