quarta-feira, 24 de junho de 2009

Parada Gay de Madri reivindica abordagem homossexual nas escolas

Bem diferente dos temas que temos por aqui, a Parada do Orgulho Gay de Madri, que comemora 40 anos essa semana, terá um tema fora do comum.

O lema da manifestação será "Escolas sem armários" (tudo a ver com o post enterior aqui do blog), para que aulas sobre homossexualidade nos colégios sejam aplicadadas para que se acabe com a discriminação nas instituições de ensino.

De acordo com pesquisas sociológicas (como uma que mostrei anterioriormente feita aqui mesmo na nossa terrinha) que apontam casos de marginalidade e perseguição a estudantes homossexuais, a Federação Estatal de Lésbicas, Gays, transexuais e Bissexuais (FELGBT) exigiu mudanças no sistema educativo para incluir nas escolas uma disciplina ou temáticas que abordem a homossexualidade.

"O sistema educativo não pode deixar de lado tantos jovens que estão crescendo se sentindo perseguidos, marginalizados, culpados ou estranhos. É uma questão de resolver cedo os problemas de discriminação através da educação", disse à BBC o presidente da FELGBT, Antonio Poveda.

Divulgado em março de 2009, um relatório sobre homofobia e discriminação na União Europeia mostrou exemplos de rejeição nos colégios onde alunos são ridicularizados, marginalizados e perseguidos por conta de sua orientçaão sexual. Feita em 18 países da UE, existe "uma situação de isolamento dos estudantes gays" e os professores "raramente são treinados, preparados ou inclinados a discutir sobre o tema da sexualidade".

Entre estudantes espanhóis, 85% dos entrevistados de ensino médio não souberam citar nenhum nome de personalidade histórica conhecida também por ser gay. O poeta espanhol Federico García Lorca, assassinado durante a guerra civil espanhola, acusado de subversivo e homossexual, foi reconhecido como gay por apenas 7% dos alunos que respoderam a pesquisa.

Durante a Parada deste ano, o poeta será homenageado porque "sua condição de homossexual marcou sua vida, obra e morte", disse Antonio Poveda.

Os eventos que celebram o Orgulho Gay em Madri começam no dia 25 deste mês e seguem até o dia 5 de julho, com a Parada Gay marcada para o dia 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário