quinta-feira, 25 de junho de 2009

Faustão: sem piadas homofóbicas por favor!

Reunindo algumas expressões que foram ditas pelo apresentador Fausto Silva em seu programa, como: "gazela", "boiola", "libélula", entre outros, eu resolvi fazer um alerta sobre as consequências que sofrem os LGBTs em decorrência da homofobia que vem da mídia.

"Fausto Silva, você sabia que a maioria dos pais não gostaria que seus filhos fossem gays, lésbicas, travestis ou transexuais porque temem que seus filhos e filhas sofram violência, discriminação e por serem motivo de piadas de mau gosto e assédio moral?"

Vejam a forma como o apresentador aborda a homossexualidade no Domingão do Faustão,

alguns exemplos:

10/05/2009 – ele referiu-se a um "suposto" homossexual pelo termo GAZELA
17/05/2009 – referiu-se a um "suposto" homossexual pelo termo BOIOLA
17/06/2009 - disse que um “suposto" homossexual MORDE A FRONHA
17/06/2009 - No programa leva ao ar o comentário do participante Leandro Hassun : ISTO É UMA BICHONA!
2009 - referiu-se ao suposto homossexual pelo termo LIBÉLULA
2009 – ao ver dois homens se cumprimentando, disse: ISTO É COISA DE BOIOLA!

Estes são alguns poucos exemplos durante os quais a platéia ri de uma situação que é muito triste no Brasil e no mundo: a Homofobia.

Fausto Silva, você sabia que em sete países há pena de morte para os homossexuais e 80 países criminalizam os atos homossexuais? Que no Irã gays são enforcados em praça pública?

Que na pesquisa da UNESCO publicada em 2004 consta que 40% dos adolescentes não gostariam de estudar com um gay, uma lésbica ou uma pessoa trans? Que se utilizam dos mesmos adjetivos listados acima para nos designar? Inclusive eu mesmo já fui taxado assim na escola nos velhos tempos. No programa Profissão Repórter do competente Caco Barcelos (exibido no dia 19/05/2009) a reportagem apresentou a triste história de Iago um adolescente de 14 anos que se suicidou porque era discriminado na escola. Infelizmente isso é muito comum.

Faustão, você sabia que na última Parada LGBT (conhecida como parada Gay) de São Paulo 22 pessoas foram feridas com uma bomba que uma pessoa jogou de um prédio, e que numa Rua próxima a Praça da República -no final da parada - um gay de 35 anos apanhou tanto que sofreu traumatismo craniano e morreu?

Aqui em Campinas, cidade em que vivo, no ultimo mês 6 travestis e um gay foram barbaramente assassinados. E aqui e outras cidades somos perseguidos por grupos de extermínio como skinheads. Nos últimos 20 anos 2992 pessoas LGBT foram barbaramente assassinadas pelo simples fato de serem LGBT, segundo pesquisa do Grupo Gay da Bahia.

O Código de ética dos jornalistas, (artigo n° 10, item d), a Resolução nº 489 do Conselho Federal de Serviço Social e Resolução nº 001/99 do Conselho Federal de Psicologia, todos determinam que os respectivos profissionais dessas áreas devam respeitar a orientação sexual e a identidade de gênero de todas as pessoas.Lutamos para que sejamos respeitados como cidadãos com direitos e sem medo de viver.

Atualmente são realizadas no Brasil 150 Paradas LGBT, esses eventos têm como objetivo pedir respeito e consideração a nossa condição de cidadãos e cidadãs. Inclusive, o próximo domingo - 28 de Junho - é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, e será comemorado em várias cidades no Brasil e no mundo inteiro.

O atual governo federal elaborou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, com 180 ações contra a homofobia e a favor do respeito à diversidade humana, fruto de conferências LGBT nas 27 unidades da federação e da 1ª Conferência Nacional LGBT, cuja abertura foi prestigiada pelo presidente da república.

No Congresso Nacional existe uma Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT com 250 parlamentares (deputados(as) e senadores(as)) participantes que querem a criminalização da homofobia.

Neste sentido, Faustão, gente boa, gostaria muito que ao se referir a LGBT ou pessoas supostamente LGBT, você se dirigisse com mais respeito, na boa mesmo. Sem ressentimentos. Piadas e chacotas podem levar adolescentes a cometer suicídio, podem levar pais e mães a expulsarem seus filhos de casas, podem reforçar atitudes violentas contra LGBT.

Faustão é triste e é dolorido ser discriminado. Sei que você nunca quis fomentar a violência, por isso Faustão nos ajude a diminuir a discriminação no Brasil. Não encare isto como censura ou policiamento do politicamente correto. Afinal, nossa constituição é clara nos seus artigos 3º e 5º quando diz todos são iguais e não haverá discriminação de qualquer natureza.
Vamos construir um Brasil em que caibam todas as cores.

Vamos viver em harmonia como as cores do Arco-íris.

Se a cultura é adquirida, conforme definiu Lévi-Strauss, também pode ser mudada. Nos ajude a mudar essa cultura homofóbica.

Para citar também Nelson Mandela:

Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele,
ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender,
e se elas aprendem a odiar,
podem ser ensinadas a amar,
pois o amor chega mais naturalmente
ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
jamais extinta.

Por meio deste post peço que de uma forma cidadã e divertida nos ajude a combater a violência, a discriminação, preconceito e principalmente as mortes contra a comunidade LGBT.

Conto com você e ajude-nos a divulgar a campanha www.naohomofobia.com.br que pede pela aprovação da Lei que criminaliza a Homofobia.

Obrigado
Galeni

5 comentários:

  1. Meus Parabéns! Espero que com atitudes como essa, aos poucos, a gente possa levar uma vida mais tranqüila, sem tantos medos...
    No início do ano encaminhei uma carta-resposta ao deputado Zequinha Marinho e todos os deputados federais...
    http://lauravilani.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
    Infelizmente é um assunto que a maioria evita trazer a tona... A grande maioria tem medo do que desconhece.. E hj, quem é gay, como nós, nem sempre tem a coragem de mostrar a cara...
    Conhecemos os motivos que levam ao anonimato... Mas como já diria Martin Luther King: "O que me incomoda não é o grito dos maus, mas, sim, o silêncio dos bons"
    Mas juntos a gente chega lá...
    Valeu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. OIbrigado Laura!! vou te seguir lá tb ok! bjao..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coragem de informar a todos que necessitam e desconhecem que também fazem parte da vida na terra a procurarem os seus direitos,pois as pedras são muito pesadas e doi.
    Oxigenio

    ResponderExcluir
  4. algumas coisas nunca mudam... viadagem é uma delas... e o horror à ela tbm...

    vcs são a doença da sociedade... devem sumir...

    ResponderExcluir
  5. se quiserem rir de piadas gays sem homofobia
    www.endim.zip.net

    ResponderExcluir