quarta-feira, 27 de maio de 2009

ORGULHO GAY ou VERGONHA HÉTERO?


Á poucos dias da parada gay de São Paulo é mais forte do que eu falar da importância em ser ter o dia do orgulho gay.

O orgulho gay é uma manifestação afirmatória dos gays ao redor do mundo, que visa combater o sentimento de vergonha sentido por muitos homossexuais ou lésbicas, ou mesmo pro grupos (geralmente de religiosos conservadores) que afirmam que tal comportamento sexual é vergonhoso.

A importância deste dia está em mostrar para esta sociedade cheia de preconceitos em relação á qualquer minoria: negros, gordos, muito baixos... que somos todos iguais!

Mesmo que respiremos o tempo todo uma cultura que nos diz que temos que ser os melhores, e que os padrões definidos pelo mercado de consumo são os ideais. Onde o importante não é "ser", mas "ter". Onde valores éticos, como honestidade, dignidade, solidariedade, que nenhuma relação tem com questões étnicas, culturais, religiosas ou com a opção sexual estão esquecidos. Em uma sociedade em que o que impera é a lei do mais forte, e que quem acaba se dando bem são os corruptos, os desonestos e os violentos. Vamos provar que a realidade é uma só: somos todos iguais, a humanidade é uma só. Temos que mostrar que a diversidade é uma riqueza da natureza humana e não sinônimo de desigualdade.
A sociedade precisa parar de julgar ou apontar aqueles quem tem um direcionamento sexual diferente dos padrões, somente nós gays sabemos o quanto isso causa de sofrimento e repressão, levando-nos á consequências gravissimas e ás vezes irreversíveis.

Posso dizer que durante anos lutei contra a minha sexualidade. Com muito medo de rejeição social e familiar, preconceito arraigado, fatores que me conduziam a uma violência afetiva e sexual contra a minha natureza em caráter cotidiano.
A partir de alguns meses atrás começei um lento processo de auto-conhecimento e auto-aceitação, até que chegou o momento de assumir para mim mesmo o fato de ser gay e, inevitavelmente assumir a situação publicamento (e o meu blog tem sido uma ferramenta ótima pra isso).
Ogulho de ser gay? Não. O meu orgulho é de hoje em dia ser verdadeiro, poder viver plenamente o meu afeto e minha sexualidade, obtendo de cada segundo da minha vida o maior prazer possível.
Creio que a importância do "dia do orgulho gay" está em virmos a entendê-lo como o "dia sem qualquer vergonha de ser gay". Creio que ae tudo se justifica.

Percebe agora caro leitor a importância em se aceitar, pois não á vergonha alguma em ser gay. O dia do orgulho gay deveria mudar de nome e ser intitulado "Dia da vergonha hetero", pois se existem gays reprimidos é culpa desta sociedade opressora, e se todos vivessem a sua vida não se importando com a alheia não precisaria existir Dia do orgulho gay e não haveria a necessidade deste tipo de manifestação ou da minha indignação neste artigo.

Portanto, faça valer os teus diretos, denuncie qualquer tipo de violência e fique atento que a parada gay de São Paulo acontecerá no próximo dia 14 de Junho com o tema: "Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela isonomia dos direitos".









5 comentários:

  1. Porque eles sempre colocam uma palavra difícil no meio do tema??? todo ano!!! rs
    Isonomia?

    ResponderExcluir
  2. Quando tive a minha primeira experiencia homo , tive medo d q alguem descobrisse , a cabeça entrou em paranoia . Aos poucos fui conhecendo pessoas , e ate entao namorar pela primeira vez com um rapaz . Foi ai onde comecei a me aceitar , vi q era maior do q eu , e que nao tinha q fik me recriminando . Fikei amigo de um psicologo gay q hj é o meu melhor amigo, q com muita conversa , devido ter mas idade q eu , me mostrou como era o mungo Gay . Hj nem todos sabem da minha condição , mas há alguns q imaginam , pois uma vez um amigo me perguntou se eu era gay , e tbm disse q se fosse nao teria problema pois eramos amigos d muito tempo , mas q se fosse outra pessoa ele se afastaria , pois nao gostava de " viado " , foi a expressão dele. Isso me deixou xateado e confessei q era sim. A amizade continuou e hj ele é uma outra pessoa , sabe q o fato de uma pessoa ter uma condição sexual diferente da dele , nao vai influenciar no carater da pessoa . Ja sofri tbm preconceito dentro de um shopping , por ter dado um selinho em um namorado , e o guarda vir me chamar a atenção . Mas hj não tenho neura com nada , tenho os meus amigos q sao desencanados com tudo isso , e q me aceitam da forma em q eu sou. Ja fui uma vez na parada do orgulho gay na praia de Coapacabana e gostei muito , mas ao mesmo tempo imaginei que , nem todos ali eram gays assumidos e q quando terminasse a festa , voltariam a por suas mascaras de heteros , pois creio q esse é o maior tipo de preconceito , vindo direto dos próprios gays .



    Ca-Leo_*

    ResponderExcluir
  3. galeni ahazando mesmo nos posts!!!!
    orgulho gay o caralho, orgulho de vc tombando no blog!!!!
    hahahahahahahahahaha
    bem eu sai do armário com 17 anos (hj estou beirando os 30!) pq não suportava mais ser falso com pessoas que eu amava (tipos ficar mentindo para família e amigos que tinha namorada essas coisas!!!).....e nunca, mas nunca mesmo, sofri nenhum tipo de repressão ou discriminação por ser gay.....lógico que minha profissão (estilista) ajuda e o apoio que tive em casa (mamãe praticamente é uma drag! hahahah) foi fundamental, mas se alguém grita na rua: "olha lá o viadinho!" - eu retruco: "viadinho, não! VIADÃO mesmo!!!!" pq além de ser alto (1,83) eu não tenho a menor vergonha de ser quem eu sou!!!!
    bjo-bjo!!!

    ResponderExcluir
  4. olá gostaria de fazer parceria com a radio mad mix e outros blogs? add ae dj.madmix@hotmail.com abraços

    ResponderExcluir
  5. parabéns por conseguir se aceitar, uma luta extremamente dificl e arduá.
    Eu até hoje não consegui me aceitar, tenho 21 anos, não pelas pessoas; mas pelo meu proprio preconceito interno, luto e reluto todos os dias tentando me aceitar. Uma batalha dificil e desgastante.
    Até hoje penso se devo ficar com mulher ou homem, mas sei que meu ser quer um homem, mas minha mente não deixa; ela reluta dizendo não, não, não....
    Decidi por um tempo refletir bem, e não me relacionei com ninquem por 4 anos, mas mesmo assim até hoje não consegui me decidir.
    Se vc tiver uma dica de algum livro, revista ou blog lhe agradeço.

    ResponderExcluir