quinta-feira, 28 de maio de 2009

Anúncio polêmico

Como um bom profissional da área de comunicação que sou, adoro ver anúncios criativos, e sendo assim, hoje acabei me lembrando de um em especial... Alguém se lembra que em setembro do ano passado (09/2008), a imagem de um bebê com identificação "homossexual" gerou a maior polêmica na Itália e refletiu no mundo todo.

Tratava-se de uma campanha institucional contra a discriminação sexual que mostrava a imagem de um recém-nascido com uma pulseira de identificação onde, em lugar do nome, se lia "homossexual", o anúncio na época fez reabrir na Itália o debate sobre a ética na publicidade.

A região da Toscana (centro da Itália) era a responsável pela campanha, patrocinada pelo Ministério de Igualdade de Oportunidades, e que recebeu o apoio de associações de homossexuais e parte da esquerda, assim como críticas dos conservadores, que a consideram "horrorosa". A fotografia, cedida gratuitamente pela fundação canadense Emergence, apareceu em outdoors e postais da época na região sob o lema "A orientação sexual não é uma escolha". A imagem foi utilizada também em um evento contra a discriminação sexual realizado em Florença, capital da região, no mesmo ano, dentro de um festival de criatividade.

O responsável regional pela escolha da imagem, Agostino Fragai, justificou ao jornal "Corriere della Sera" que a campanha não pretendia entrar na origem do homossexualismo, mas ressaltar que ele "não era um vício e, por isso, não deveria ser condenado, marginalizado ou pior ainda, perseguido". O presidente da associação homossexual italiana Arcigay, Aurelio Mancuso, disse que a campanha estava "totalmente na vanguarda" da defesa dos direitos dos gays e afirmou que a Itália deveria "se adequar" à visão da Toscana sobre o assunto naquele período. A imagem do bebê também teve opositores, como o líder da conservadora União de Democratas Cristãos na Câmara Baixa, Luca Volonté, que classificou a campanha de "horrorosa". Para Volonté, "utilizar recém-nascidos para dar a idéia de que os impulsos homossexuais são uma característica inata das crianças é uma desculpa vergonhosa do ponto de vista científico, político e social"(huuuuu... vaia nele!!!... rsrsrsr).

O partido de Silvio Berlusconi, o Forza Italia, disse à imprensa local que "para afirmar um modelo alternativo de sociedade, na qual domina a indeterminação sexual, a região Toscana não vacilou em utilizar um recém-nascido de forma instrumental e ideológica". O que na minha opnião tornou o anúcio muito delicado e sensível como forma de expressar a idéia, e deixou o anúncio um arrazo de criatividade!
Parábens á equipe que trabalhou nesta campanha, muito show!!!!

Um comentário:

  1. Tbm axei a campanha muito interessante e ao mesmo tempo bem forte .
    http://www.youtube.com/watch?v=UV26OMSb_VQ&feature=player_embedded , axei esse video na internet , e tbm axei bem legal e ao mesmo tempo engraçado , se puder de uma olhada ! rsrs

    ResponderExcluir