Hoje, estava eu acompanhado do meu pai a ouvir as notícias do dia no carro durante o caminho para o trabalho, quando surge a notícia do livro recentemente editado "O Livro de Pedro", de Manuela Bacelar...
Para nossa surpresa, trata-se de um livro infantil que aborda a história de uma criança com dois pais, e foi por isso publicitado como sendo o primeiro livro infantil portugês a abordar a homossexualidade.
É com certeza um assunto polémico e gostaria muito de saber quais os pais que irão comprar aos seus filhos este livro para ler... No entanto, e é isso que motivou este post, foi o facto de ambos, eu e meu pai, termos ouvido a notícia em silêncio... A notícia terminou e o silêncio continuou... O meu pai não tocou no assunto e eu achei por bem também não o fazer! Mas o que terá ele pensado naquele momento, ao escutar que alguém escreveu um conto infantil com uma criança que tem dois pais? Fiquei na dúvida e curioso mas não tive coragem de o interpelar sobre o assunto...
Talvez mais tarde...
E lembrando do meu post anterior em que falo sobre a complexidade do relacionamento gay, talvez esta autora tenha lido a parte em que indago o fato de não existirem literaturas para o meio gls... será que to podendo tanto assim? rsrsrssrr
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho que vai se tornar um livro comprado quando se configurar a situação.
ResponderExcluirTipo... a criança tem tios gays, ou é "filho" de gays, ou tem um amigo na classe que tem dois pais e por aí vai?
Sabe? literatura específica?
Não creio que sem se deparar diretamente com a situação, pais e escolas vçao tonar o livro ci.a de cabeceira.
No entanto... O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais. E uma das diretrizes do plano é:
- Inserir nos livros didáticos a temática das famílias compostas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Será que o livro pode fazer parte da lista de livros da escolinha das crianças?
Como os pais reagiriam a isso?
Veremos.
Ahhh amigo... seu pai é gente boa pra caramba.
ResponderExcluirCom certeza não teria problema desenvolver o assunto.
Dica: pede pra mamãe tocar no assunto dia desses... hehehe
Um assunto um tanto delicado e muito sério! O fato de analizarmos a palavra preconceito nos leva a abrangermos muitos caminhos. Então vamos separa-la: PRÉ -CONCEITO! Pois eh, quando este paradgma estiver quebrado com certeza a vida e o cotidiano de todos será melhor!!! A autora disprovida desses prés-conceitos enfrentou a classe majoritária a ponto de escrever um conto para crianças relacionadas a uma criança que tem dois pais.
ResponderExcluirDeixo aqui meu apoio e tb minha tristeza em saber que nesse nosso século ainda exista o silencio entre pai e filho quando ouvido no radio tamanha ousadia!
Vamos ouvir, comentar, falar, testemunhar, Vamos construir um mundo sem PRÉS-CONCEITOS!
Vamos ousar, afinal somos todos iguais!!!
Beijo carinhoso ao amigo Fábio.
RICK SÁBIA
querido galeni........deixei o seu blog nos meus favoritos, pois estava sem tempo prá ler......e quer saber, agora eu quero dar um jeito de ter mais tempo prá lê-lo todos os dias!!!!!!
ResponderExcluirestou surpreso com a forma que vc escreve (digno de um jornalista.......há um futuro prá isso?)com a destreza que amarra os assuntos com suas opiniões.
e agora me envorgonho em revelar que vc é uma exceção a uma regra que infelizmente ainda teima em vagar em minha cabeça.....que caras bonitos e com corpão sarado não são inteligentes!!!!...(é vou ter que malhar mais na academia agora...hahahahaha!!!!)
por isso nesse momento, acredito piamente em sua tatoo, mas com a ressalva de que a sua mente é muito mais sã do que seu belo corpo!!!
vou indicar seu blog para todos, com o orgulho de ter sido o autor da sua foto (heheheh)e de poder dizer que vc é meu amigo!!!!
parabéns!!!!
p.s.: e mês que vem tow na área hein!!!!
bjo-bjo!