sexta-feira, 8 de maio de 2009

Guerra contra a balança

Posso dizer que a "gula" já foi mais forte do que eu, pois á dois anos atrás eu sofria com o excesso de peso e com o descontrole alimentar. Na época cheguei a pesar 92kg, e o mais grave, não conseguia me enchergar gordo e não adimitia que alguém se referisse desta forma á mim. Por mais que amigos ou parentes falassem eu sempre me via lindo e esbelto.
Exatamente em 2007 resolvi fazer um cruzeiro de carnaval, e olhando os corpos lindos que desfilavam pelo Island Escape, percebi que estava além do meu peso normal e que aquele era o momento de educar minha alimentação e correr pra uma academia (algo que nunca tinha feito antes).

Mais tenha cuidado ao começar a sua dieta, veja alguns dos pecados que cometemos quando tentamos começar uma:

1 - Acreditar em milagres: Não existe fórmula mágica. Infelizmente! Já está mais do que comprovado: emagrecer de verdade e para sempre é a Reeducação Alimentar (70% do sucesso da dieta) e o Exercício Físico (30% do sucesso da dieta, mais 50% do sucesso da manutenção). Moderadores de apetite? Sim! Mas se resolvesse mesmo o problema já estaríamos todos magros! Emagrecemos rápido, porém, ficamos expostos a sérios efeitos colaterais e o efeito sanfona é inevitável.


2 - Ter pressa: Ninguém engorda de um dia para o outro, obviamente que o emagrecer também não. Que bom seria dormir gordinha e acordar magrela. O emagrecimento saudável varia de 0,5 a 1,5 quilos na semana. Podemos diminuir o peso na balança, mas não a gordura! Quando emagrecemos rápido diminuímos muita massa magra e pouca gordura. Emagrecendo mais devagar, a pele fica firme e a chance de voltar a engordar é muito menor.


3 - Achar que menos (calorias) é mais (emagrecimento): Existe um mínimo de calorias que cada pessoa deve ingerir por dia. É a TMB (taxa metabólica basal), que é individual. Se você comer menos que a sua TMB, seu metabolismo diminui e fica cada vez mais difícil emagrecer e, principalmente, manter o peso! Por isso que, após uma dieta radical, a pessoa rapidamente volta a engordar.


4 - Ser 8 ou 80: O importante é aprender a viver no meio termo. Não é porque você comeu um bombom que toda a dieta foi por água abaixo. Saber voltar à dieta na próxima refeição, após um deslize, e não esperar segunda-feira para recomeçar a dieta é um dos aprendizados mais importantes quando desejamos emagrecer e viver no peso magro. É comprovado: a restrição gera compulsão! Cuidado para não entrar em um ciclo vicioso de períodos de grandes dietas e de grandes comilanças.


5. Não comer carboidrato: O carboidrato não é vilão de dieta! Ele é a única fonte de energia que temos para o exercício e para o cérebro. Normalmente alimentos ricos em carboidratos possuem uma quantidade pequena de gordura. Se não comemos carboidratos ao longo do dia o nível da serotonina (hormônio) diminui e quando chega o finalzinho da tarde estamos loucos por um pãozinho ou um doce.Nossos desejos também têm uma parcela físico-química que devemos aprender a manejar comendo os alimentos corretos, nas horas certas! Fazer compensações.


6. Não valorizar as pequenas conquistas: Já que o emagrecimento não ocorre de um dia para o outro e muitas vezes a quantidade de quilos que desejamos e/ou precisamos emagrecer é grande, vale estabelecer sub-metas para que possamos durante esse caminho comemorar pequenas conquistas. Cada 5 quilos emagrecidos podem comemorar a mudança de manequim. Não valorize o que foi ruim durante a semana, o que saiu do planejado e sim o que foi conquistado e descoberto! Isso nos fortalece e, quanto mais fortes e valorizados estivermos, maior a chance de vencer mais uma barreira!


7. Fazer comparações - com vizinha, a moça da revista, etc.: Cada corpo é uma história! Conheça e aceite seu ritmo de emagrecimento. Não sofra com as comparações! Dependendo da idade (após os 30 anos, a cada ano que passa diminuímos 2% a nossa TMB), do histórico de dieta (se já tomou medicações e já fez outras dietas), do peso e do quanto é o excesso de peso, da altura, da genética - são inúmeros os fatores - o tempo que demoramos a emagrecer muda. Não entre em competição com os outros, mas sim supere os seus limites!


8. Fazer jejum: A cada 4 horas sem comer o corpo entra em jejum. O jejum diminui a nossa TMB (gastamos menos calorias por atividade) e faz com que a absorção das calorias da próxima refeição seja maior (é um mecanismo primitivo de sobrevivência). Jejum não emagrece! O ideal é comer entre 2 e 4 horas. Além do mais, quando ficamos muito tempo sem comer a fome aumenta e com fome comemos mais rápido e tendemos a escolher alimentos mais calóricos e gordurosos, que aumentam a saciedade imediata.


9. Esperar emagrecer para ser feliz: Valorize-se, cuide-se, vista-se bem, divirta-se hoje - agora! Não espere emagrecer para desfrutar os prazeres da vida! Quanto mais feliz você estiver, mais fácil será abrir mão do doce, da cervejinha... Tenha prazer! Dessa maneira, o prazer da comida não será tão valorizado! Emagrecer não faz milagres. Você melhora a saúde, fica mais bonita e pode vestir aquela calça que você adora e está no armário há anos esperando servir. Mas, não se esqueça: emagrecimento não traz felicidade. Por outro lado, felicidade manda buscar o emagrecimento!

Contudo, graças á muito treino aeróbico, musculação, caminhadas e a uma dieta controlada, em dois anos puder ver minhas medidas diminuirem do 44 para o 40, ví os meus músculos saltarem e começei a abusar de roupas mais justas e de regatas. Posso adiantar que não foi fácil e que esta batalha nunca termina, porém eu consegui ser mais forte que a gula.

"O que não me mata me fortalece!!!"

11 comentários:

  1. FICO FELIZ EM SER O PRIMEIRO A TE PENTELHA AQUI MULEKE!
    BOA SORTE COM O BLOG! VAMOS BLOGAR!!
    ESPERO TE ENCONTRAR EM BREVE!
    MEGA ABRAÇO
    RICCO

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  2. Excelente o que vc está fazendo, é otimo cuidar da auto-estima. So toma cuidado pro ego nao se tornar grande demais e tomar conta de voce:) é otimo se sentir bem, mas se tornar um exibicionista por conta disso nao lhe trará vantagens...

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  3. Rodriggo Carioca9 de maio de 2009 18:32

    Achei show de bola sua iniciativa aqui com o Blog... Assim,aqueles que ainda nao o conhece, poderão conhecer o Grande Fábio que és.... Amigoooo.. Parabens... Certeza de que suas palavras aqui descritas, servirão de conselhos para muitos.... PARABENS !!! Rodriggo Carioca

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  4. GOSTOSO!!!!
    PQ AMIGO PODI!!!!!

    hauhauhaa

    Saudadocê amigo!

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  5. Se eu conseguir seguir metade das dicas resolveria meu problema, engordei 12kg desde q entrei na facul, e agora to correndo atras do prejuizo mas sei que poderia me empenhar mais.
    Vamos ver se eu tb consigo ter um antes e depois favoravel até a formatura.
    Gostei do blog, agora estou aguardando as novas postagens.

    Bjs te adoro

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  6. Po sem comentarios amei e gostei muito e vou ler sempre e vou aproveitar para falar da minha coluna e vou falar do teu blog , depois me manda uma foto tua para botelho_nuno@yahoo.it que comento do teu blog ok ??? o link da minha coluna Sei que to sendo chato , mas e que primeira vez que escrevo , a para min . A tua opiniao e importante e muito , entao ve e me fala kkkk http://www.tcello.com.br/colunistas-materias.php?idColunista=8&Colunista=Nuno_Botelho eparabens de ta otimooooooooooooooo

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  7. È isso ai brother...tem que cuidar da aparencia fisica e mental...logo você estara do jeito que eu gosto kkkkk
    zuera brother....(na verdade ja esta do jeito que eu gosto kkkkk) zuera denovo...ai que vai fazer quinta feira ? (zuera novamente) o me chama no msn e abre a cam pra gente fazer uma brincadeirinha kkk (zuera novamente) rs
    mas agora sem brincadeiras...é isso ai brother..sucesso para o blog e que tenha sempre boas noticias e curisosidades para todos nós curiosos e internautas rs

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  8. Fá...adorei seu blog...essa matéria então tá ótima...só um detalhe q naum mudou no seu corpo...o sinal com os dedos...muda isso mulekeeee.....uhauahuaha

    Te amooo

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  9. fico com o beto....pare de fazer "hang loose" nas fotos pelamordi!!!!
    hahahahahahahahahahahahahaha
    eu tb, depois que fiz uma certa viagem para o rio (olha que coincidência, vc estava junto!!!! hahahahaha) eu decidi que ia voltar prá minha dieta/reeducação alimentar e começar a malhar (coisa que eu nunca tinha feito na vida!!!)....resultado: com 3 meses de dieta já tinha perdido 10 kgs e agora (com quase 6 meses) já perdi 16kgs!!!!.....comecei com a malhação há exatos 4 meses e já dá prá notar alguma diferença (ainda chego lá pro verão!!!)
    saudades querido....seu blog bomba!!
    bjo-bjo!

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  10. Boa, cê ta lindo kra haha.

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  11. se continuar assim, casa comigo por favor. ta?? kkk

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