sexta-feira, 8 de maio de 2009

Guerra contra a balança

Posso dizer que a "gula" já foi mais forte do que eu, pois á dois anos atrás eu sofria com o excesso de peso e com o descontrole alimentar. Na época cheguei a pesar 92kg, e o mais grave, não conseguia me enchergar gordo e não adimitia que alguém se referisse desta forma á mim. Por mais que amigos ou parentes falassem eu sempre me via lindo e esbelto.
Exatamente em 2007 resolvi fazer um cruzeiro de carnaval, e olhando os corpos lindos que desfilavam pelo Island Escape, percebi que estava além do meu peso normal e que aquele era o momento de educar minha alimentação e correr pra uma academia (algo que nunca tinha feito antes).

Mais tenha cuidado ao começar a sua dieta, veja alguns dos pecados que cometemos quando tentamos começar uma:

1 - Acreditar em milagres: Não existe fórmula mágica. Infelizmente! Já está mais do que comprovado: emagrecer de verdade e para sempre é a Reeducação Alimentar (70% do sucesso da dieta) e o Exercício Físico (30% do sucesso da dieta, mais 50% do sucesso da manutenção). Moderadores de apetite? Sim! Mas se resolvesse mesmo o problema já estaríamos todos magros! Emagrecemos rápido, porém, ficamos expostos a sérios efeitos colaterais e o efeito sanfona é inevitável.


2 - Ter pressa: Ninguém engorda de um dia para o outro, obviamente que o emagrecer também não. Que bom seria dormir gordinha e acordar magrela. O emagrecimento saudável varia de 0,5 a 1,5 quilos na semana. Podemos diminuir o peso na balança, mas não a gordura! Quando emagrecemos rápido diminuímos muita massa magra e pouca gordura. Emagrecendo mais devagar, a pele fica firme e a chance de voltar a engordar é muito menor.


3 - Achar que menos (calorias) é mais (emagrecimento): Existe um mínimo de calorias que cada pessoa deve ingerir por dia. É a TMB (taxa metabólica basal), que é individual. Se você comer menos que a sua TMB, seu metabolismo diminui e fica cada vez mais difícil emagrecer e, principalmente, manter o peso! Por isso que, após uma dieta radical, a pessoa rapidamente volta a engordar.


4 - Ser 8 ou 80: O importante é aprender a viver no meio termo. Não é porque você comeu um bombom que toda a dieta foi por água abaixo. Saber voltar à dieta na próxima refeição, após um deslize, e não esperar segunda-feira para recomeçar a dieta é um dos aprendizados mais importantes quando desejamos emagrecer e viver no peso magro. É comprovado: a restrição gera compulsão! Cuidado para não entrar em um ciclo vicioso de períodos de grandes dietas e de grandes comilanças.


5. Não comer carboidrato: O carboidrato não é vilão de dieta! Ele é a única fonte de energia que temos para o exercício e para o cérebro. Normalmente alimentos ricos em carboidratos possuem uma quantidade pequena de gordura. Se não comemos carboidratos ao longo do dia o nível da serotonina (hormônio) diminui e quando chega o finalzinho da tarde estamos loucos por um pãozinho ou um doce.Nossos desejos também têm uma parcela físico-química que devemos aprender a manejar comendo os alimentos corretos, nas horas certas! Fazer compensações.


6. Não valorizar as pequenas conquistas: Já que o emagrecimento não ocorre de um dia para o outro e muitas vezes a quantidade de quilos que desejamos e/ou precisamos emagrecer é grande, vale estabelecer sub-metas para que possamos durante esse caminho comemorar pequenas conquistas. Cada 5 quilos emagrecidos podem comemorar a mudança de manequim. Não valorize o que foi ruim durante a semana, o que saiu do planejado e sim o que foi conquistado e descoberto! Isso nos fortalece e, quanto mais fortes e valorizados estivermos, maior a chance de vencer mais uma barreira!


7. Fazer comparações - com vizinha, a moça da revista, etc.: Cada corpo é uma história! Conheça e aceite seu ritmo de emagrecimento. Não sofra com as comparações! Dependendo da idade (após os 30 anos, a cada ano que passa diminuímos 2% a nossa TMB), do histórico de dieta (se já tomou medicações e já fez outras dietas), do peso e do quanto é o excesso de peso, da altura, da genética - são inúmeros os fatores - o tempo que demoramos a emagrecer muda. Não entre em competição com os outros, mas sim supere os seus limites!


8. Fazer jejum: A cada 4 horas sem comer o corpo entra em jejum. O jejum diminui a nossa TMB (gastamos menos calorias por atividade) e faz com que a absorção das calorias da próxima refeição seja maior (é um mecanismo primitivo de sobrevivência). Jejum não emagrece! O ideal é comer entre 2 e 4 horas. Além do mais, quando ficamos muito tempo sem comer a fome aumenta e com fome comemos mais rápido e tendemos a escolher alimentos mais calóricos e gordurosos, que aumentam a saciedade imediata.


9. Esperar emagrecer para ser feliz: Valorize-se, cuide-se, vista-se bem, divirta-se hoje - agora! Não espere emagrecer para desfrutar os prazeres da vida! Quanto mais feliz você estiver, mais fácil será abrir mão do doce, da cervejinha... Tenha prazer! Dessa maneira, o prazer da comida não será tão valorizado! Emagrecer não faz milagres. Você melhora a saúde, fica mais bonita e pode vestir aquela calça que você adora e está no armário há anos esperando servir. Mas, não se esqueça: emagrecimento não traz felicidade. Por outro lado, felicidade manda buscar o emagrecimento!

Contudo, graças á muito treino aeróbico, musculação, caminhadas e a uma dieta controlada, em dois anos puder ver minhas medidas diminuirem do 44 para o 40, ví os meus músculos saltarem e começei a abusar de roupas mais justas e de regatas. Posso adiantar que não foi fácil e que esta batalha nunca termina, porém eu consegui ser mais forte que a gula.

"O que não me mata me fortalece!!!"

11 comentários:

  1. FICO FELIZ EM SER O PRIMEIRO A TE PENTELHA AQUI MULEKE!
    BOA SORTE COM O BLOG! VAMOS BLOGAR!!
    ESPERO TE ENCONTRAR EM BREVE!
    MEGA ABRAÇO
    RICCO

    ResponderExcluir
  2. Excelente o que vc está fazendo, é otimo cuidar da auto-estima. So toma cuidado pro ego nao se tornar grande demais e tomar conta de voce:) é otimo se sentir bem, mas se tornar um exibicionista por conta disso nao lhe trará vantagens...

    ResponderExcluir
  3. Achei show de bola sua iniciativa aqui com o Blog... Assim,aqueles que ainda nao o conhece, poderão conhecer o Grande Fábio que és.... Amigoooo.. Parabens... Certeza de que suas palavras aqui descritas, servirão de conselhos para muitos.... PARABENS !!! Rodriggo Carioca

    ResponderExcluir
  4. GOSTOSO!!!!
    PQ AMIGO PODI!!!!!

    hauhauhaa

    Saudadocê amigo!

    ResponderExcluir
  5. Se eu conseguir seguir metade das dicas resolveria meu problema, engordei 12kg desde q entrei na facul, e agora to correndo atras do prejuizo mas sei que poderia me empenhar mais.
    Vamos ver se eu tb consigo ter um antes e depois favoravel até a formatura.
    Gostei do blog, agora estou aguardando as novas postagens.

    Bjs te adoro

    ResponderExcluir
  6. Po sem comentarios amei e gostei muito e vou ler sempre e vou aproveitar para falar da minha coluna e vou falar do teu blog , depois me manda uma foto tua para botelho_nuno@yahoo.it que comento do teu blog ok ??? o link da minha coluna Sei que to sendo chato , mas e que primeira vez que escrevo , a para min . A tua opiniao e importante e muito , entao ve e me fala kkkk http://www.tcello.com.br/colunistas-materias.php?idColunista=8&Colunista=Nuno_Botelho eparabens de ta otimooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. È isso ai brother...tem que cuidar da aparencia fisica e mental...logo você estara do jeito que eu gosto kkkkk
    zuera brother....(na verdade ja esta do jeito que eu gosto kkkkk) zuera denovo...ai que vai fazer quinta feira ? (zuera novamente) o me chama no msn e abre a cam pra gente fazer uma brincadeirinha kkk (zuera novamente) rs
    mas agora sem brincadeiras...é isso ai brother..sucesso para o blog e que tenha sempre boas noticias e curisosidades para todos nós curiosos e internautas rs

    ResponderExcluir
  8. Fá...adorei seu blog...essa matéria então tá ótima...só um detalhe q naum mudou no seu corpo...o sinal com os dedos...muda isso mulekeeee.....uhauahuaha

    Te amooo

    ResponderExcluir
  9. fico com o beto....pare de fazer "hang loose" nas fotos pelamordi!!!!
    hahahahahahahahahahahahahaha
    eu tb, depois que fiz uma certa viagem para o rio (olha que coincidência, vc estava junto!!!! hahahahaha) eu decidi que ia voltar prá minha dieta/reeducação alimentar e começar a malhar (coisa que eu nunca tinha feito na vida!!!)....resultado: com 3 meses de dieta já tinha perdido 10 kgs e agora (com quase 6 meses) já perdi 16kgs!!!!.....comecei com a malhação há exatos 4 meses e já dá prá notar alguma diferença (ainda chego lá pro verão!!!)
    saudades querido....seu blog bomba!!
    bjo-bjo!

    ResponderExcluir
  10. Boa, cê ta lindo kra haha.

    ResponderExcluir
  11. se continuar assim, casa comigo por favor. ta?? kkk

    ResponderExcluir