quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aposentem a Maisa

Faz um tempinho já que eu queria escrever sobre Maisa. O motivo de meu interesse por sua história, no entanto, tem menos a ver com a menina engraçadinha e precoce de tiradas surpreendentes, e mais com o fenômeno em que a transformaram. Mas foi exatamente por encará-la desta maneira, como fenômeno, que por vezes encontrei motivos para adiar o texto. E, toda vez que ela apronta uma das suas, minhas mãos coçam. As frases estavam prontas, na ponta dos dedos, querendo escapulir, e eu deixava passar.

A hesitação se justifica pelo fato de que Maisa representa ainda um personagem em construção; Como entender ou mesmo opinar sobre o que não está completo, o que se encontra em constante evolução?

A bem da verdade, quando bati meus olhos naquela garotinha espevitada em um programa de calouros- que nem 3 anos tinha - torci por um deslize que a conduzissem à figura da qual alguém com sua idade nunca deveria se privar. Ao invés disso, não tardou para que encontrassem nela todo talento que se esperava. A espontaneidade ímpar garantiu-lhe quem bancasse a façanha de atribuir a uma criança o fardo de responsabilidade inerente à apresentação de um programa transmitido ao vivo. Maisa cantou, dançou, falou abobrinhas e tirou da cartola coelhos que nem poderia supor ter.

E enquanto a menina consagrava-se campeã de hits na internet, seu patrão, dono do Baú e de um aguçado tino para farejar os rastros da audiência, percebeu o quanto poderia se valer do “fenômeno” Maisa. Pois aos domingos, tornaram-se tradicionais as sabatinas aplicadas à pupila, assim como o hábito de submetê-la a debates improdutivos e inapropriados para quem mal fora introduzida às letras.

Nos últimos dois encontros o protocolo parece ter mudado. Em ambas as ocasiões Maisa saiu de cena aos berros, deixando para trás o reconhecido profissionalismo, na busca desesperada pelo colo da mãe. Seria este um sinal de alerta? Primeiro apavorou-se com um menino fantasiado de monstro, depois ressentiu-se do pito que Silvio sapecou-lhe por ter se portado como “um bebê” na semana anterior. As ocorrências despertaram a atenção dos órgãos responsáveis, tanto que a atração agora encontra-se na berlinda do Ministério Público, ameaçada de sair do ar.

O desfecho do caso é promessa de polêmica como, alias, costuma ser característico dos episódios que envolvem o veterano comunicador. Só espero que os responsáveis ponderem com seriedade sobre a questão, e considerem a possibilidade de Maisa estar, a seu modo, pedindo socorro. Quem sabe as atribulações da vida artística, iniciada tão cedo, estejam pesando demais? E depois, o que virá? Que papel caberá à Maisa se amanhã descobrirem um engolidor de bolas, tacos e mesas de sinuca, ou um cachorro que cante músicas do Roberto Carlos? Mesmo que nada disso aconteça, será que Silvio ainda terá interesse em chamá-la para conversar quando as madeixas crespas, as espinhas e o corpo espichando perverterem sua aura infantil?

É por estas e outras que não me oporia a quem porventura defendesse sua aposentadoria imediata. Bem-vinda seria a sentença que a destinasse a brincar e estudar apenas, como todas as outras crianças!!!

3 comentários:

  1. Lindão ótimo texto!
    Essa manina só tenho um pesar, que é sobre a infância roubada, as crianças já se erotizam tão precocemente e só falta agora enfrentarmos um mini exercito de artistas mirins,que se tornarão adultos frustrados por que algo se quebrou em algum lugar, nem todo mundo esta preparado para sucesso com cabeça formada, que dirá alguém em fase de desenvolvimento, onde acaba ganhando mais que seus pais? quem ela irá temer? quem ela irá se espelhar para formação moral?

    Grande abraço
    Ricco

    ResponderExcluir
  2. essa menina é um robô...
    e nao tem idade pra isso.

    Enfim...

    Aproveitando a passagem pra agradecer o post la no blog.
    ABracao grande!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vão aponsentá-la , mas parece q o Silvio Santos já tem uma uma nova apresentadora mirin contratada , pq a Priscila e o Iude não ficaram na emissora por muito tempo . E essa menininha e mais velha q a Maisa . Uma coisa é , será q vai haver a concorrência ?!


    Ca-Leo _*

    Me tornei seguidor do seu blog , sou o Muito Além de Mim . vlw

    ResponderExcluir